Dormeuil | Camisaria Turquesa
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Dormeuil

Dormeuil

Dormeuil – Uma história familiar

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Tudo começou no ano de 1842 quando um jovem francês de apenas 22 anos e radicado em Paris, chamado Jules Dormeuil, iniciou a importação de tecidos ingleses para abastecer os alfaiates do país. Poucos anos depois, passou à fabricar seus próprios tecidos. Em 1858 seus irmãos, Alfred e Auguste, se juntaram ao negócio. Em 1863, seus produtos com a marca DORMEUIL FÈRES já eram exportados para a Ásia e África. Depois de inaugurar escritórios de venda em Londres, no ano de 1864, a empresa abriu sua primeira loja na cidade em 1871. O negócio dos irmãos deu tão certo que nas décadas seguintes a DORMEUIL consolidou-se como um dos melhores e mais exclusivos fornecedores de tecido de roupas para homens no mundo. A tradição construiu a fama do nome DORMEUIL, que virou referência entre os homens abonados e de bom gosto. Depois que a maioria dos alfaiates aposentou as agulhas, a Maison passou a fornecer tecidos para as marcas de luxo, como a italiana Kiton e a Lanvin Paris.

Hoje a Dormeuil continua entre os melhores tecidos do mundo que são desenvolvidos pela própria equipe de design da Dormeuil e fabricados na Inglaterra.

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Marcas femininas também usam Dormeuil

Até mesmo as marcas femininas passaram a procurar a empresa, que teve que adaptar sua fábrica, em Yokshire, na Inglaterra, para satisfazer as exigências de grifes como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent e Prada. Na década de 1960 apresentou suas primeiras roupas prontas masculinas, que seriam relançadas com a chegada do novo milênio. Dominic Dormeuil, que nasceu na Inglaterra, assumiu o comando da empresa em 1999, e costuma brincar dizendo que onde se pode comprar uma Coca-Cola já é possível comprar um tecido DORMEUIL. Recentemente a empresa anunciou uma parceria exclusiva de venda com a Camargo Alfaiataria, de São Paulo.

Cada País, uma cultura, uma estampa

Hoje em dia, para cada país é estudada uma estampa e uma trama que se enquadrem na cultura e se adaptem aos consumidores locais. Em função dessa estratégia, anualmente a empresa investe US$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em tecidos, sempre em busca da melhor matéria-prima disponível no mercado. A lã utilizada na maioria de seus tecidos, sejam eles cardados (mais grossos), sejam penteados (mais leves), é extraída de ovelhas australianas e neozelandesas e seus fornecedores são criteriosamente escolhidos para manter a qualidade do fio. Ao todo, são lançadas mais de quatro mil estampas diferentes a cada ano. Fazem parte do portfólio da marca, por exemplo, tecidos de nomes pomposos, como Ambassador, cujo terno pode custar R$ 6.500; Amadeus 365, uma homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e que promete manter a temperatura do corpo tanto no inverno quanto no verão; Royal Qiviuk, com 45% de linho fio 200 e a mesma medida de linho puro, acrescidos de 10% de pelo de Qiviuk, tipo de bisão que só existe no norte do Canadá e cuja pelagem cai na primavera; e Vanquish II, o mais caro da atual coleção e resultado da mistura da lã da vicunha e do guanaco, animais dos Andes. Lã da Nova Zelândia, seda da Índia e China, caxemira da Mongólia e vicunha do Andres. Não é estranho, que com tamanha tradição, cuidado e sofisticação os tecidos DORMEUIL foram e são escolhas preferidas da Rainha da Inglaterra e da Suécia, do cineasta Francis Ford Copola, da poderosa editora da revista Vogue Ann Wintour e de sua santidade o Dalai Lama.

A marca no mundo

Hoje a marca, que além dos tecidos, vendidos para as mais sofisticadas alfaiatarias e marcas de luxo, também comercializa caríssimos ternos, camisas e gravatas (US$ 125), está presente em mais de 70 países ao redor do mundo. Além disso, a marca possui uma exclusiva e pequena rede composta por mais de uma dúzia de lojas próprias. A fábrica da empresa fica na Inglaterra, na região de Huddersfield. O maior mercado da marca no mundo é o Japão, cuja relação data de 1913.

Você sabia?

brasão-dormeuilO tradicional brasão da marca possui três cabeças de ovelhas que representam cada um dos irmãos que iniciaram a DORMEUIL.
O metro de um tecido DORMEUIL custa, em média, US$ 600.

As fontes: o mundo das marcas – as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). Fotos: site da Dormeuil

 

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